X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
29/07/2009
Alegrete administra enfrentamento à Gripe A
A Prefeitura de Alegrete está empenhada no enfrentamento à Influenza, orientando a comunidade sobre as formas de tratamento e prevenção e procurando informar a sociedade sobre a evolução da doença e sua real dimensão na cidade. Para isso, criou um comitê gestor das ações centralizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, Defesa Civil, Conselho Municipal de Saúde. Sociedade de Medicina, Santa Casa de Caridade e UABA.
Há consenso de que a comunidade está alarmada. O prefeito de Alegrete, Erasmo Silva, que é médico, esclarece a comunidade que não há motivo para maiores alardes. “Não ignoramos que a nova gripe propaga-se muito rápido, mas é preciso que as pessoas saibam que a letalidade dessa gripe não é maior do que a da gripe comum”, insiste.
- Estamos tomando medidas no sentido de orientar e prestar à população todo atendimento possível, já que as pessoas precisam de diagnósticos, pois instalou-se um clima de medo, que não condiz com a gravidade da gripe, reforça.

Boletim Epidemiológico
A Secretaria de Saúde do Município, através da Vigilância Epidemiológica emite diariamente boletins com os dados de interesse público, de forma transparente e precisa, com informações do País e dos municípios de Alegrete, Manoel Viana, Santiago e Uruguaiana.
Estiveram ontem (28) na cidade, técnicos do Ministério da Saúde, que analisaram a situação do Município, inclusive os dois óbitos das gestantes de Manoel Viana e Santiago, que aqui ocorreram. A situação de Alegrete está sob controle.

Voluntários
A secretária Maria do Horto Salbego ressalta e elogia a equipe de médicos voluntários que está atuando no reforço ao atendimento e dessa forma tranqüilizando a população que precisa de diagnósticos médicos. “Mesmo que a situação esteja sob controle, as pessoas estão alarmadas e precisam ouvir os médicos”, avalia a secretária. Ela destaca a atuação voluntária de Carlos Thompson Flores, Nívia Souza, Simone Estivalet, Dionísio Silva, Alessandro Paim, Alexandre Albrecht, Camila Paim e Décio Sampaio Peres.

Força Tarefa
O Exército foi convocado e atendeu ao chamamento do prefeito. Três barracas estão montadas, com profissionais à disposição. Os pontos são estratégicos: uma junto à Santa Casa, com profissionais da área de saúde auxiliando nos exames para desafogar o hospital, outra em frente ao PAM central e uma terceira no Calçadão, com foco na orientação e esclarecimentos sobre a Gripe A. Os profissionais e voluntários que trabalham nas barracas passaram por uma capacitação oferecida pela Secretaria de Saúde.

SEC
O secretário de Educação e Cultura, professor Jorge Sitó, determinou o adiamento do retorno ás aulas, que aconteceria na próxima segunda-feira (03 de agosto). Diante das baixas temperaturas e da insegurança que tomou conta da população, o retorno às aulas fica adiado para o próximo 10 de agosto. “Dessa forma”, avalia o secretário, “estaremos evitando o contágio da gripe comum, cujos sintomas são confundidos com os da Gripe A, gerando insegurança e medo”.
Na mesma linha de ação, foi suspenso um curso de formação para professores do Ensino Fundamental, séries finais, e Ensino Médio, que estava previsto para os dias 03, 04 e 05 de agosto. Este curso, que vai incentivar a utilização do jornal em sala de aula, como instrumento pedagógico, e será ministrado pelo jornalista Paulo Berquó Farias, editor da Gazeta de Alegrete e assessor de imprensa do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Alegrete. A SEC ainda vai anunciar a nova data do curso.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19