X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
16/03/2009
PRONASCI em Bagé
ERASMO PARTICIPA DE REUNIÃO PARA COMBATE AO ABIGEATO

O prefeito Erasmo Silva participou do encontro que o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), promoveu em Bagé, na terça-feira (10), reunindo 42 prefeituras da região para estabelecer estratégias integradas de combate ao abigeato no Rio Grande do Sul.

A ação integrada de combate ao abigeato contou com a presença de produtores rurais, representantes do Ministério da Justiça, Polícias Civil, Federal e Brigada Militar. O secretário nacional de Segurança, Ricardo Brisolla Balestreri, apresentou os investimentos do Governo Federal em segurança pública no Rio Grande do Sul. Disse que o abigeato é um crime que está em expansão e que, para combater o problema, é necessária um ação integrada dos municípios, Estado e União, também com a extensa participação das polícias. “Não podemos competir senão os bandidos avançam”, observou.

Três esferas

Este é o primeiro encontro que está sendo realizado no Rio Grande do Sul depois que o ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou, em 9 de janeiro, a futura implantação, no Estado, de um projeto piloto de um programa nacional de combate ao abigeato. Tarso observou, na ocasião, que a maior preocupação do MJ é encontrar uma saída, principalmente nas áreas de fronteira, a partir de um plano de ação envolvendo as três esferas de Poder. Com a parceria “União- estado-município” o governo federal pretende criar uma central regional de inteligência. Entre as atribuições da central está receber denúncias e monitorar o patrulhamento das rodovias.

Erasmo Silva destacou que a prática do abigeato transcende o grave problema da segurança no campo e da esfera da segurança pública, mas é também uma questão da saúde pública, em que animais são comercializados sem origem comprovada, colocando em risco a saúde da população.

- Temos que intensificar a fiscalização nas estradas e aprimorar procedimentos de inspeção e de controle sanitário, disse o prefeito de Alegrete.

Erasmo Silva esteve acompanhado do diretor da Secretaria de Segurança e Assuntos Jurídicos, Cleber Batanolli, e do promotor Rodrigo Vieira.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19