X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
24/05/2023
Prefeitura solicita a construção de poços artesianos ao INCRA
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SAPDR), esteve reunida com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA – na última terça-feira, 23, em Porto Alegre. Na oportunidade, o secretário Daniel Gindri juntamente com a diretora de Extensão Rural, Gabriela Weiler, entregaram um ofício solicitando a construção de 08 poços artesianos ao superintendente regional substituto, Vitor Py Machado.

Os poços serão localizados nos assentamentos Novo Alegrete e Unidos pela Terra, localizados no 2° Subdistrito do Município – a mais de 50 km da zona urbana – onde vivem 101 famílias em condições de extrema necessidade, distribuídas em uma área de aproximadamente 2.420 hectares, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

No projeto estabelecido em 2011, foram perfurados três (03) poços, no entanto, apenas dois (02) encontram-se em condições ideais para a utilização da água, segundo relatórios de ensaio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA).

A partir da proposta de confecção destes oito poços, somando-se aos dois que restaram do projeto supracitado, projeta-se o abastecimento de aproximadamente 10 famílias por poço. A subdivisão facilitaria na manutenção dos sistemas, haja vista que a vazão necessária por dia acabaria sendo menor, devido a queda no número de residências dependentes de cada poço artesiano. E, mesmo com altas estiagens, a probabilidade de interrupção na distribuição de água potável torna-se quase nula, facilitando a administração dos poços.

O projeto visa a melhoria nas condições de vida daqueles produtores que vivem no meio rural, onde não existe rede de abastecimento de água, quanto ao fornecimento de água potável em quantidade significativa e suficiente, possibilitando desde o consumo in-situ, quanto a sua utilização para dessedentação animal e produção em pequenas escalas.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19
0